NOTÍCIAS
14/04/2014 16:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Federação Americana de Natação confirma retorno de Phelps às piscinas

AP

O maior medalhista olímpico da história está prestes a retornar às piscinas.

Michael Phelps, vencedor de 22 medalhas olímpicas (18 de ouro, duas de prata e duas de bronze), voltará a competir profissionalmente em uma competição no Arizona entre os dias 24 e 26 de abril, segundo informações divulgadas pela Federação Americana de Natação (USA Swimming) nesta segunda-feira (14).

A última competição que Phelps participou foi as Olimpíadas de Londres 2012, quando faturou suas últimas seis medalhas olímpicas (quatro de ouro e duas de prata). Ao término da disputa, afirmou, seguidamente, que não pretendia voltar a competir.

Em novembro de 2013, no entanto, o ex-atleta voltou a participar do programa da Agência Antidoping dos EUA. Tal fato foi visto como um indício de que o americano poderia voltar a nadar profissionalmente, com vistas à disputa das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A Arena Grand Prix, competição que marcará o retorno de Phelps ao esporte, será disputado em Mesa, no Arizona, e contará com a presença de 500 atletas, com cerca de 50 nadadores da seleção americana. O torneio faz parte de um circuito nacional de natação dos Estados Unidos.

Bob Bowman, treinador do nadador em sua vitoriosa carreira, confirmou a volta da lenda das piscinas ao esporte, mas afirmou que é cedo para fazer qualquer previsão sobre o futuro de Phelps.

“Se ele nadar um torneio nos próximos meses e for bem, ele provavelmente vai participar da competição em Irvine. Mas isso não quer dizer que ele buscará uma vaga nas Olimpíadas de 2016”, avaliou, referindo-se ao campeonato nacional americano que serve de qualificação para o Mundial de natação, em 2015.

Bowman também disse que Phelps deve se concentrar em provas curtas, como os 100 metros estilo livre e os 100 metros borboleta.