VIRAL

Autor de questão defende Valesca Popozuda como grande pensadora: 'se fosse Chico Buarque, não geraria polêmica'

08/04/2014 10:39 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

valesca

A ~polêmica~ mais recente do Distrito Federal é a questão de filosofia sobre a funkeira Valesca Popozuda, cobrada em uma prova de escola pública. O professor Antonio Kubitscheck, 43 anos, resolveu incluir essa pergunta na avaliação para alunos do 3º ano do ensino médio para, segundo ele, fazer uma pegadinha com a imprensa. Em entrevista à rádio BandNews FM nesta terça-feira (8), o educador disse que a questão surgiu de um debate sobre a influência da imprensa na formação dos valores da sociedade.

"Quando a imprensa vem para a escola? Num fato positivo ou num fato negativo? Nós fizemos recentemente uma bela exposição de fotografia na escola. Os alunos puderam participar disso, mas a imprensa não apareceu. Eu resolvi colocar uma questão que pudesse ir para a rede social. E vamos ver o que acontece… Este fato: a imprensa apareceu", explicou o docente.

Como a imagem viralizou, sobraram críticas à questão e ao professor. Segundo o jornal Correio Braziliense, até a direção da escola se disse espantada com a abordagem sobre Valesca Popozuda.

Alguns apenas se divertiram com a questão e aprovaram o que parecia ser ironia do professor.

Valesca, a pensadora homenageada

Kubitscheck, que leciona há quase 20 anos na rede pública, defendeu a forma como se referiu à funkeira. "É um fato engraçado; se eu tivesse colocado Chico Buarque como grande pensador contemporâneo, não geraria polêmica nenhuma", disse à BandNews FM.

"A partir do momento em que a Valesca traz uma música – e essa música é passada por vários famosos, várias mídias – e a imprensa fala 'fulano de tal deu um beijinho no ombro', ela está passando um conceito. Se a gente pegar uma tendência filosófica de que todo mundo pode ser um pensador desde que consiga criar um conceito – e aí vêm os filósofos franceses, então eu acho que a Valesca é, sim, uma pensadora", justificou o professor.

A própria funkeira minimizou a ~polêmica~ em sua fan page no Facebook. "Eu fiquei foi bem honrada, me senti duas vezes homenageada tanto pela pergunta quanto com o título de pensadora", postou Valesca.

Se essa foi de fato a intenção, o professor teve êxito ao aplicar a pegadinha na imprensa. Até a celebridade do momento, aludida na prova, fez um afago nele.

E qual você acha que é a resposta certa da questão? Responda: