NOTÍCIAS
08/04/2014 12:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Obras nas arquibancadas provisórias são retomadas na Arena Corinthians

AFP via Getty Images
Picture taken on January 20, 2014 showing the damages (R) cause when a crane fell across part of the metallic structure of the Arena de Sao Paulo stadium --Itaquerao do Corinthians-- almost two months ago, and which is still under construction, in Sao Paulo, Brazil. The Sao Paulo Arena Corinthians, which is due to hold the opening match of the Brazil 2014 FIFA World Cup between Brazil and Croatia on June 12, will only be ready in mid-April following an accident in November which killed two construction workers. The fatal accident has put back pre-tournament testing until mid-April. AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL (Photo credit should read Miguel Schincariol/AFP/Getty Images)

Após vistoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MET) realizada na noite desta segunda-feira na Arena Corinthians, em São Paulo, as obras das arquibancadas provisórias do setor sul do estádio, interditadas desde o dia 31 de março, foram liberadas. Para Luiz Antônio Medeiros, superintendente regional do órgão em São Paulo, a Fast Engenharia, a empresa responsável pelas estruturas, cumpriu o acordo de instalação de medidas de segurança no local.

Ao Estadão, Medeiros se mostrou satisfeito com o avanço no cumprimento das exigências feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Eles fizeram a recapacitação dos funcionários (113 operários) que trabalham na altura, colocaram os guarda-corpos, os cabos e aumentaram o número de trabalhadores”, afirmou, ressaltando que, a partir de agora, haverá um técnico de segurança em cada andar da obra.

Já as obras na parte norte das arquibancadas provisórias, cujos trabalhos seguem sendo feitos de maneira parcial, somente serão liberados em sua totalidade após a instalação de seis redes de proteção. A previsão é de que as redes sejam instaladas ainda esta semana e as obras sejam liberadas já na quinta-feira.

As arquibancadas foram embargadas no último dia 31, dois dias após a morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, que caiu de uma altura de oito metros enquanto trabalhava no local.

O Ministério Público (MP), por outro lado, fez uma reunião com representantes do Corinthians, da Construtora Odebrecht e do Corpo de Bombeiros para discutir a adequação do estádio às normas legais de segurança, sendo decidido que, nos próximos dias, será analisado o projeto apresentado pela empresa na última sexta-feira (4). O MP, em seguida, fará uma vistoria no canteiro de obras.

Quanto à entrega do estádio à Fifa, o novo prazo é 20 de maio. A expectativa, porém, é que mesmo há pouco menos de um mês da abertura da Copa, o estádio seja entregue com 98% das obras concluídas. Outro ponto preocupante tange a respeito do financiamento das estruturas provisórias. Para Andrés Sanchez, representante do Corinthians na construção do estádio, a Arena Corinthians assumirá com parceiros todos os gastos com as instalações provisórias, orçado em R$ 60 milhões.

O evento-teste oficial da Fifa na Arena Corinthians será realizado no dia 17 de maio, entre o time da casa e o Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Veja fotos da Arena Corinthians