NOTÍCIAS
30/03/2014 14:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

Ocupação da Maré: 10 fotos explicam como é a ocupação de uma favela (FOTOS)

Estadão Conteúdo

  • Início da Operação
    Estadão Conteúdo
    21 blindados da marinha levaram policiais para dentro das comunidades do Complexo da Maré por volta das 5h30 da manhã do domingo, 30 de março. Com a ajuda das Forças Armadas, o governo do estado entra nas áreas preparado para o confronto.
  • Forças de Segurança
    Estadão Conteúdo
    Em seguida, ingressaram cerca de 1200 policiais militares dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque e de Ações com Cães. Os agentes são treinados para as vielas à procura de criminosos. Na Maré a ação ocorreu sem conflito, apesar de estarem preparados para isso.
  • Por terra e pelo ar
    Estadão Conteúdo
    Helicópteros foram o suporte aéreo durante a ocupação que durou apenas 15 minutos. Nenhum tiro foi disparado, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
  • "Olha o helicóptero!"
    Estadão Conteúdo
    Crianças registram a ocupação de seus celulares. O Complexo da Maré tem 130 mil moradores espalhados por 15 comunidades diferentes. Sérgio Cabral, governador do Rio, destacou que este número é maior que 80% das cidades do país.
  • "Só tranquilidade"
    Estadão Conteúdo
    É sério. Tinha gente jogando futebol durante a operação, e a pelada de domingo rolava solta enquanto os policiais e o exército se posicionavam pelas comunidades.
  • Preparados pra guerra
    Estadão Conteúdo
    Os blindados levavam também membros das Forças Armadas para dentro do Complexo. "Hoje foi, sem dúvida, um dia histórico", classifica o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. "Nos últimos 40 anos, aquelas favelas estavam desamparadas pelo poder público e cresciam, cada vez mais", completa.
  • Estadão Conteúdo
    A operação havia sido anunciada na quarta-feira (26) e um vídeo foi publicado no YouTube explicando todo o processo. Policiais foram recebidos pela comunidade sem confronto, mas ONGs estão distribuindo panfletos nas ruas para informar moradores que eles podem denunciar qualquer violência na ação.
  • Drogas e armas foram apreendidas durante a operação
    Estadão Conteúdo
    O total de detidos é de 102 pessoas desde o sábado (22), quando teve início a preparação para a #PazNaMaré - 89 nas operações de cerco e 13 no domingo (30). O saldo até então é de 362 munições, dez revólveres, 33 pistolas, sete fuzis, cinco espingardas, duas metralhadoras e 18 granadas.
  • #PazNaMaré
    Estadão Conteúdo
    Policiais observam o horizonte após sucesso da Ocupação na Maré. A expectativa é de que no segundo semestre seja a instalada a 39ª UPP na área.
  • Criança brinca com cavalo da polícia
    Estadão Conteúdo
    Apesar de pacífica, a operação gera críticas por parte de opositores do governo. Leia este blog sobre o assunto.