NOTÍCIAS
29/03/2014 17:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

Hora do Planeta 2014: veja grandes monumentos do globo completamente sem luz (FOTOS)

YASUYOSHI CHIBA via Getty Images
The statue of Christ the Redeemer is seen without light during the annual 'Earth Hour' atop Corcovado Hill in Rio de Janeiro, Brazil, on March 29, 2014. AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA (Photo credit should read YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

O Cristo no Rio de Janeiro. A Acrópole na Grécia. O Big Ben na Inglaterra. Muitos dos maiores, e mais iluminados, monumentos do mundo ficaram completamente apagados por uma hora. Mas, quem seria o responsável: Falta de energia? Invasão alien? Carmem Sandiego roubou a iluminação? Nada disso.

É que hoje aconteceu a oitava edição da Hora do Planeta, momento em que mais de 150 países e milhões de pessoas se engajaram em um esforço para desligar as luzes de suas casas, escritórios e monumentos históricos, por uma hora. Os 60 minutos ocorrem sempre entre 20h30 e 21h30 no horário local de cada país.

Nesse tempo no escuro, a intenção da WWF, organizadora do evento, é colocar todo mundo pra pensar: “Apagar a luz por uma hora não se trata de economia de energia, mas uma demonstração muito simples que está ao alcance de todo mundo, revelando a preocupação com o planeta e nosso impacto sobre ele”, conta Ciça Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil.

Em Brasília, o Palácio do Planalto teve as luzes desligadas (veja na galeria). O Portal Brasil também conta que Belo Horizonte foi escolhida como Capital Nacional da Hora do Planeta em um concurso.

O concurso buscou identificar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, com foco no investimento em fontes limpas de energia. A capital mineira se destacou, entre outros motivos, pela área de 923 mil m² de painéis de captação de energia solar.

Veja abaixo fotos de outras cidades por onde a Hora do Planeta aconteceu neste sábado, começando pelo Rio de Janeiro.

Hora do Planeta: Monumentos históricos ao redor do mundo apagam suas luzes por uma hora