NOTÍCIAS
29/03/2014 13:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

28 maneiras de fazer as coisas que você gosta sem seu celular

Em nossa sociedade obcecada por tecnologia, os smartphones parecem ser tão essenciais quanto nossas carteiras quando saímos de casa. Se saímos acidentalmente sem o celular, entramos em pânico.

E se começássemos a fazer isso de propósito?

Antes de surgirem essas engenhocas cheias de feeds de notícias, e-mail e mensagens de texto, existiam outras atividades. Na próxima vez em que você estiver procurando algo a fazer sem seu smartphone, dê uma olhada na lista abaixo.

1. Pinte alguma coisa.

pintando

Você não vai querer que as aquarelas sujem a tela, certo? Antes de existir o app Draw Something, havia livros de colorir e telas. E aquela atividade que você fazia diariamente quando era criança pode ajudar a reduzir seu estresse e ansiedade de adulto.

2. Tire um cochilo sem usar o telefone como despertador.

Estudos indicam que guardar o telefone sob o travesseiro pode atrapalhar seu sono, de qualquer maneira.

3. Saia para fazer uma corrida sem iPod.

Deixe que a natureza seja sua trilha sonora desta vez.

4. Passe um tempinho curtindo seu pet, em vez dos bichinhos do YouTube.

passeio cachorro

Os vídeos divertidos com gatos são ótimos, mas é mais benéfico passar tempo com seus pets da vida real. Um estudo recente constatou que 20% dos donos de pets prefeririam abrir mão da chance de abraçar seus bichinhos de estimação a abrir mão de seus smartphones. Au, au! Passe uma tarde com seu amiguinho peludo. Já foi comprovado por pesquisas que ser dono de um animal de estimação pode reduzir em muito o estresse das pessoas.

5. Em vez de assistir a maratonas de filmes no Netflix, vá ao cinema ou ao teatro.

6. Escreva -- com papel e caneta.

Estudos demonstraram que anotar as coisas pelas quais você é grato exerce impacto positivo sobre a felicidade geral e que o ato físico de escrever pode ajudá-lo a aprender melhor. Em vez de digitar uma mensagem de texto num mini-teclado, tente fazer da maneira antiga.

7. Saia para fazer uma caminhada e use um mapa de papel para se orientar.

8. Prepare uma sobremesa especial com uma receita tirada de um livro real de receitas.

9. Saia para jantar com seus amigos.

A comida deve ser desfrutada, e não apenas postada no Instagram. Na próxima vez em que sair para jantar com amigos, façam a brincadeira dos telefones empilhados. O primeiro a pegar seu telefone durante a refeição tem que pagar a conta de todos.

10. Leia um jornal de papel.

11. Jogue alguns joguinhos cerebrais no papel.

Exercite sua mente com sudoku ou palavras cruzadas. Isso pode até deixá-lo mais produtivo e incentivar sua criatividade.

12. Perca-se num livro de verdade, em vez de um Kindle.

livro

A leitura tem diversos efeitos benéficos sobre o cérebro. Envolver-se numa boa história pode reduzir o estresse, ajudá-lo a dormir melhor e até mesmo deixar você mais empático.

13. Folheie uma revista tradicional (não uma que esteja no Flipboard).

14. Saia de carro sem um destino específico em mente e sem GPS.

15. Folheie álbuns de fotos antigas.

Não os álbuns que você tem no Facebook. Estudos constataram que um pouco de nostalgia pode ser uma coisa boa. Refletir sobre o passado pode fortalecer seu otimismo quanto ao futuro, porque eleva sua autoestima, segundo um estudo do Personality and Social Psychology Bulletin.

16. Faça um pouco de meditação de atenção consciente.

meditação

Em vez de se desligar do aqui e agora, voltando-se ao seu telefone, mergulhe mais fundo com uma sessão de meditação. Como diz Dan Harris, âncora do “Nightline”, a meditação é “uma flexão de braço para seu cérebro”. Meditar um pouquinho todos os dias pode aliviar o estresse emocional e até fortalecer seu sistema imunológico.

17. Faça fotos ou um vídeo usando câmera de verdade.

18. Toque um instrumento.

Ao afastar-se do Rock Band e pegar uma guitarra de verdade, você pode estar fazendo maravilhas para seu bem-estar. Aprender a tocar um instrumento pode reduzir o estresse, aprimora seu processamento dos sons e ajuda a manter sua memória afiada. Não sabe tocar nenhum instrumento? Boa notícia: nunca é tarde demais para aprender.

19. Tome uma cerveja com um velho amigo da faculdade.

Faça questão de colocar os papos em dia pessoalmente com as pessoas com quem perdeu contato. Isso dará todo um novo sentido à palavra “FaceTime”.

20. Assista a um nascer ou pôr do sol sem tentar fotografar ou filmá-lo.

21. Faça um passeio para uma cidade próxima, sem mapas do Google.

22. Passe um dia curtindo seus filhos ou seus pais.

Esqueça o Skype por um dia. Nossos relacionamentos são valiosos, e é importante fortalecê-los longe das telas. De acordo com pesquisa publicada no Journal of Socio-Economics, as conexões sociais das pessoas valem US$131.232 por ano em termos de satisfação com a vida.

23. Faça um álbum de fotos, recortes e recordações.

Todas aquelas fotos que você faz com seu smartphone precisam ir para algum lugar além do Instagram, certo?

24. Organize sua escrivaninha física.

escrivaninha

As pessoas ultra-organizadas conhecem o valor de uma estação de trabalho arrumada. E, como essas pessoas eternamente organizadas tendem a ser otimistas, partir do pressuposto de que é possível dar conta das tarefas e estar sempre preparadas, talvez esteja na hora de deixar o smartphone de lado por um instante e começar a fazer uma arrumação.

25. Dê uma polida na sua habilidade matemática.

Na próxima vez em que sair para jantar, use seu cérebro para calcular o valor da gorjeta.

26. Deixe o tradutor Google de lado e aprenda algumas frases novas em outra língua.

27. Olhe as estrelas.

Desde o lançamento dos aplicativos para olhar estrelas, parece que muitos de nós esquecemos que é possível observar as estrelas sem usar o telefone para identificar as constelações. Escolha uma noite calma para ficar deitado, olhando o céu, e identificar as constelações das quais se lembra das aulas do colégio.

28. Em vez de jogar Bejewled, monte um quebra-cabeças.

LEIA MAIS:

- 13 sinais de que você está viciado no seu celular e precisa desplugar