NOTÍCIAS
19/03/2014 17:04 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Copa do Mundo: Fifa começa última inspeção em meio a polêmicas do Itaquerão

Bloomberg via Getty Images
The Itaquera Stadium stands during construction of the arena in eastern Sao Paulo, Brazil, on Monday, July 8, 2013. The Itaquera arena is slated to host the World Cups opening match in June 2014. Photographer: Paulo Fridman/Bloomberg via Getty Images

A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) iniciam nesta quinta-feira (20) a última etapa de inspeções operacionais nos estádios antes da Copa do Mundo. Depois das cidades-sede da Copa das Confederações terem sido visitadas em janeiro, o roteiro agora incluirá São Paulo (na primeira visita, no dia 20 de março), Porto Alegre (no dia 21 de março), Curitiba (no dia 22 de março), Cuiabá (no dia 23 de março), Manaus (no dia 24 de março) e Natal (no dia 26 de março).

As inspeções operacionais são um trabalho regular realizado por membros da FIFA e do COL e essa versão será a segunda etapa que acontecerá em 2014. “Essa edição do Tour de Inspeção será fundamental para a consolidação dos planos operacionais e para que cada área confirme as operações planejadas nos últimos anos”, ressalta Tiago Paes, Gerente Geral de Integração Operacional do COL.

A 85 dias de distância da Copa do Mundo, no entanto, o estádio que vai ser palco do primeiro jogo do torneio não tem uma data de entrega definida. Segundo apurado pela Folha nesta quarta-feira, a falta de alguém que pague o valor altíssimo dos gastos do estádio aponta que não há ainda uma data definitiva para a entrega do Itaquerão.

Na última terça-feira, o presidente da Uefa, Michel Platini, afirmou que o Itaquerão é a maior preocupação da Fifa para a Copa do Mundo. Para completar, em entrevista ao blog do jornalista Ricardo Perrone, o vice-presidente do Corinthians afirmou que a Copa do Mundo não foi um bom negócio para o clube.

O Estadão publicou nesta quarta-feira um levantamento dos custos das Arenas da Copa do Mundo. Confira.