COMPORTAMENTO
14/03/2014 08:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

8 coisas que você jamais deve dizer para alguém com insônia

insomnia

Você dormiu bem esta noite?

Já ouviu falar em transtorno de insônia crônica? Quem sofre dele tem “dificuldade constante para adormecer ou manter o sono, ou acordam regularmente mais cedo que desejado, apesar de uma oportunidade adequada para dormir", segundo a AASM. Outros sintomas podem incluir ansiedade sobre o sono, irritabilidade, sonolência durante o dia, dificuldade para se concentrar, problemas de estômago e dores de cabeça, segundo a Clínica Mayo.

Leia também: Nunca dormimos tão mal, entenda o que acontece

A insônia crônica é geralmente tratada com uma combinação de mudanças no estilo de vida (evitar cafeína, tabaco e álcool; exercitar-se e comer mais cedo no dia; manter uma rotina regular e calmante de ir para a cama) e terapia cognitivo-comportamental(TCC), segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos.

Mas aumentar a consciência não se trata apenas de reconhecer os sintomas e encontrar um tratamento eficiente. Em alguns casos, envolve melhor reconhecimento, compaixão e apoio das pessoas que não sofrem noites sem sono. Se alguém na sua vida sofre de insônia, está na hora de parar de fazer estes oito comentários.

1. "Relaxe!"

insonia

"A pior coisa que você pode dizer para alguém que não está relaxado é simplesmente 'relaxe'", diz o doutor M. Safwan Badr, presidente da AASM, "porque elas não conseguem fazer isso." Aumentar sua ansiedade sobre o sono apenas as deixará de olhos arregalados e preocupadas na cama. "Eu digo que a cama é para duas coisas. E lutar e sofrer não estão entre elas. Não há como se obrigar a dormir", diz ele.

Além disso, não é exatamente uma sugestão nova. "É improvável que elas não tenham tentado isso antes", diz a doutora Kelly Glazer Baron, professora-assistente de neurologia e diretora do Programa de Medicina do Sono Comportamental na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern. As pessoas com insônia já sabem que não é tão simples quanto deitar-se e fechar os olhos. "É pedir que elas façam algo impossível", diz Baron. "Parece indiferença."

2. "A falta de sono vai matá-lo!"

Os riscos reais para a saúde de dormir de menos não devem ser ignorados. Mas mencionar esses efeitos colaterais perturbadores pode aumentar a preocupação de um insone, diz Baron. "Eles já estão preocupados [e agora têm de] pensar nessa estatística e como ela afetará suas vidas", diz ela. "Eles se sentem impotentes para fazer qualquer coisa para reduzir esse risco."

3. "Zzzzzz."

insonia

Está bem, está bem, sabemos que você não consegue controlar necessariamente quando e onde você ronca, mas se seu parceiro de cama está lutando com a insônia tire um momento para considerar como seu "serrote" se sente. "Eles ficam acordados escutando a noite inteira", diz Baron, o que é compreensivelmente frustrante. Procure um médico se você tosse, sufoca ou para de respirar durante a noite -- pode ser um sinal de apneia do sono. Mas se você parece simplesmente roncar, experimente dormir de lado e não de costas. Os especialistas até sugerem costurar uma bola de tênis em seu pijama que funcione como um obstáculo para impedir que você volte a dormir de costas, relatou Laura Schocker no HuffPost.

4. "Eu não tenho tempo para a insônia."

Com um emprego em tempo integral e filhos, idas à academia e ainda vida social, você certamente é ocupada. Mas isso não significa que alguém com insônia não seja. Dizer a um insone que você está ocupada demais para se preocupar com o sono implica que ele tem tempo sobrando para se preocupar com isso, diz Baron.

5. "Beba um pouco de chá calmante!"

cha calmante

Mais uma vez, não é tão simples. Além disso, a probabilidade é que ele já tenha tentado, considerando que, "a menos que você seja um alienígena de outro planeta", provavelmente já ouviu falar nesse remédio caseiro para dormir, diz Badr.

6. "Com que você está preocupado?"

Por mais que você pense que seu amigo tem uma vida despreocupada, você não sabe tudo. Ninguém aprecia que lhe digam que não vale a pena expressar suas preocupações -- e não é como se eles estivessem tentando se estressar. "Já tive vários pacientes que disseram que é frustrante", diz Baron.

7. "Eu tomo esse comprimido e durmo muito bem toda noite!"

insonia calmante

Enquanto os medicamentos com receita médica podem funcionar -- pelo menos por algum tempo -- para algumas pessoas com insônia, eles não servem. "Muita gente não quer tomar remédios", diz Baron. "Por isso, essa é uma resposta que muitas pessoas não querem ouvir." Os medicamentos nem sempre são eficazes ou seguros, e há diversas abordagens naturais para reduzir a insônia.

8. "Eu também tive dificuldade para dormir esta noite!"

Sim, você está tentando ser simpático, mas comentários como esse podem parecer indelicados. "A insônia não é apenas 'eu não consigo dormir'", diz Badr. "A insônia é uma condição médica com consequências. Dizer às pessoas 'eu também não consegui dormir' quase invalida a queixa da outra. A insônia crônica não é um incômodo, é um distúrbio médico e tem de ser tratada como tal."