NOTÍCIAS
08/03/2014 19:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Brasileiro Mauro Vinícius é campeão mundial indoor no salto em distância

KAI PFAFFENBACH/Reuters

É do Brasil!

Mauro Vinícius da Silva, o Duda, conquistou neste sábado (8) o bicampeonato mundial indoor do salto em distância, em Sopot, na Polônia. A marca de 8,28 metros foi batida no sexto e último salto, quando ele estava em quinto lugar, sem chances de subir ao pódio. A medalha de prata ficou com o chinês Li Jinzhe (8,23 metros) e o sueco Michel Torneus levou a medalha de bronze (8,21 metros).

Duda, que é natural de Presidente Prudente, mas treina em São José do Rio Preto, já havia levado o título no mundial de 2012, em Istambul, na Turquia. A marca conquistada hoje foi a mesma de dois anos atrás, quando ele se tornou recordista e o primeiro brasileiro campeão da modalidade.

Em entrevista ao Sportv, logo após a vitória, ele disse que ainda não sabe o que é ser bicampeão. “Acho que amanhã (quando receber a medalha), vou ter a noção exata do que isso representa.” E o resultado, Duda credita aos treinos constantes e também à calma, que costuma ter durante os treinos e provas. “Temos de ir com calma. Sem ela, vem lesão. Eu treinei. Eu igualei o meu melhor, o meu recorde nacional, que já era meu de Istambul. Não adianta ter só frieza, tem que ter treino. É preciso estudar, não adianta apenas ter calma na hora da prova. Na hora da prova é fazer o melhor, o que estudou, isto é, o que treinou.”

E sobre o salto em si, foi direto: “Perfeito!” Em seguida completou: “Foram 3 cm de limite (ao tocar a tábua, na saída do salto), foi perfeito. Isso fez a diferença.”

(Com informações da Reuters)