NOTÍCIAS

O memorial planejado em homenagem às vítimas massacre do Oslo na Noruega é impressionante (FOTOS)

06/03/2014 18:05 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

A Noruega divulgou seus planos para um monumento em memória das vítimas do massacre que matou em 2011 77 pessoas em Oslo e Utoya, uma pequena ilha próxima à capital. As imagens do memorial são fortes e impressionantes.

O artista sueco Jonas Dahlberg apresentou uma proposta de cortar um pequeno espaço da ilha como uma "ferida de memória", como ele descreveu em depoimento.

"Meu conceito para o memorial propõe uma ferida ou um corte na própria natureza. Isso reproduz a experiência física da morte, refletindo a perda abrupta e permanente de perda daqueles que morreram. O corte terá uma escavação de três metros e meio de largura", disse Dahlberg ao site de arquitetura e design Bustler.

norway shooting memorial

Mas a parte mais tocante do memorial é como as vítimas serão lembradas.

"Atravessando esse espaço, na parte vertical e reta da superfície da pedra do outro lado, os nomes das vítimas estarão visíveis cravados na pedra. Os nomes estarão perto o bastante para serem vistos claramente - apesar de fora do alcance. O corte é um reconhecimento do que é insubstituível para sempre", afirma o artista.

A proposta de Dahlberg, que inclui um segundo memorial em Oslo, foram escolhidos com unanimidade pelo comitê seletor. "Ela é capaz de convergir e confrontar o trauma e perda dos acontecimentos de 22 de julho de uma forma ousada. A proposta é radical e corajosa e evoca os acontecimentos trágicos de uma forma física e trágica", disse o comitê no seu site oficial.

Em 22 de julho de 2011, o atirador e ultradireitista Anders Breivik detonou um carro-bomba no centro de Oslo, matando oito pessoas. Em seguida, ele dirigiu até a ilha de Utoya e atirou contra dezenas de estudantes em um acampamento de jovens. Foi o pior massacre da história da Noruega, o "país da paz", desde a Segunda Guerra Mundial.

norway memorial

Você pode ver mais fotos do memorial aqui.

norway memorial