NOTÍCIAS
13/02/2014 19:47 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Banco do Brasil: como o banco teve o maior lucro da história

Ebc.org

São Paulo – O Banco do Brasil conseguiu atingir o maior lucro da história das instituições financeiras do país, tirando o título que pertenceu ao Itaú por 10 dias.

Foram 15,8 bilhões de reais, um aumento de 29,1% em relação ao ano de 2012.

Este aumento se deve, em parte, ao aumento da carteira de crédito, que cresceu 19,3%. Ao mesmo tempo, a inadimplência chegou a 1,98%, de longe o menor valor do mercado, resultado 3,5% melhor que o ano anterior.

“Para 2014, iremos focar nas carteiras para o agronegócio e para pessoa jurídica, principalmente nas áreas de infraestrutura, onde somos líderes e fomos muito bem no ano anterior”, afirmou Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, em encontro com a imprensa.

“Na pessoa física, continuaremos focando nas linhas de menor risco, que apresentaram crescimento de 16,3%”, disse. Esse resultado foi impulsionado por carteiras como a imobiliária, que cresceu 87,2% em um ano.

O retorno sobre o patrimônio líquido atualizado (RSPL), porém, ficou em 14,2%, valor bem abaixo do apresentado pelos concorrentes.

“Cerca de 62% dos negócios do banco vêm do crédito, e boa parte dele está voltado para carteiras de baixo risco, que rendem menos, mas que também têm menos riscos”, explicou Ivan Monteiro, vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do Banco do Brasil. “Nosso planejamento é de longo prazo, ainda que não nos dê tanto retorno imediato”, explicou.

BB Seguridade

A maior parte da alta dos lucros, porém, ocorreu por conta dos 5,4 bilhões de reais que vieram da oferta pública de ações da BB Seguridade, que se tornou uma empresa independente no segundo trimestre de 2013.

Desde então, a nova companhia ganhou 3% de participação de mercado, chegando a 24%, e apresentou lucros de 2,5 bilhões de reais.