NOTÍCIAS
12/02/2014 22:44 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Deputado Natan Donadon é cassado com 467 votos

Montagem/André Murched/Fotos: Divulgação e ABr

Em votação aberta, o plenário da Câmara dos Deputados cassou por 467 votos favoráveis e 1 abstenção, o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO) nesta quarta-feira (12) à noite. Os parlamentares acolheram a representação do PSB aprovada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Donadon cumpre pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

O ex-deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. No ano passado, o Plenário manteve o mandato do parlamentar, mas ele foi afastado por decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Em sessão realizada em agosto do ano passado, a Câmara manteve o mandato do deputado porque houve apenas 233 votos a favor da perda de mandato. O mínimo necessário é de 257 votos. Na ocasião, a votação foi secreta.

Antes do início da votação, Donadon disse que o voto aberto "constrange os parlamentares" e que se sente "injustiçado". "Sei que o voto é aberto, mas a convicção da minha inocência me motiva a estar aqui", declarou.