NOTÍCIAS
12/02/2014 22:40 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Com votação aberta na Câmara, Natan Donadon tem mandato cassado

Estadão Conteúdo

O Plenário da Câmara dos Deputados cassou em votação aberta, por 467 votos favoráveis e 1 abstenção, o mandato do deputado Natan Donadon. A votação aconteceu na noite desta quarta-feira e acatou uma representação do PSB aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara. Donadon cumpre pena no presídio da Papuda. É a primeira vez que um congressista tem a perda de mandato analisada em voto aberto no Congresso.

Natan Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de prisão pela sentença de formação de quadrilha e por ter desviado cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. Em 2013, o Plenário da Câmara decidiu manter o mandato de Donadon. O parlamentar foi afastado posteriormente por decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

A votação que decidiu na manutenção do mandato de Donadon aconteceu em agosto do último ano. O deputado manteve seu mandato porque obteve apenas 233 votos a favor da perda do mandato, sendo que o mínimo necessário são 257 votos. A votação, à época, foi secreta.