NOTÍCIAS
11/02/2014 07:40 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Felipão realiza nesta terça convocação parcial do elenco que joga contra a África do Sul

Buda Mendes via Getty Images
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - OCTOBER 31: Brazilian football team coach Luiz Felipe Scolari attends a press conference ahead of the international friendly match against Honduras and Chile at Sheraton Hotel on October 31, 2013 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

O técnico Luiz Felipe Scolari convocará nesta terça-feira (11) parte da equipe que disputará o último amistoso da Seleção antes da Copa do Mundo no dia 5 de março contra a seleção da África do Sul, em Joanesburgo. A escalação será parcial por dois grandes motivos: o técnico deve aguardar os jogadores que estão atuando no Brasil para que não existam problemas burocráticos entre os times que estão disputando os campeonatos regionais e a Seleção. O outro motivo é a lesão de Fred.

O atacante do Fluminense se lesionou na última semana e até a manhã da última segunda-feira (10) preocupava por ser uma peça importante no esquema ofensivo do grupo de Felipão, especialmente após sua atuação na Copa das Confederações. No entanto, o médico da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, avaliou o jogador na tarde de segunda (10) e concluiu que Fred não é uma preocupação por sua lesão e pode ser aproveitado pelo Fluminense ainda no final de semana, se o clube quiser optar pela escalação do jogador.

Entre tantas incertezas, muitos comentaristas da crônica esportiva avaliam que não há - ou não deveria haver - cadeira cativa no time que Felipão deve confirmar no dia 7 de maio, quando o técnico anunciará todos os jogadores que farão parte do elenco que disputará o Hexa na Copa 2014.

Para André Rizek, do SporTv, é necessário avaliar bem todas as opções: "não costuma ser um bom sinal fechar o time definitivamente muito cedo. Acho que Felipão deve avaliar bem todas as opções que tem em mãos para poder decidir pelos melhores. Isso pode incluir, eventualmente, abrir mão de Fred", opina. Para o comentarista Paulo Vinicius Coelho, da ESPN Brasil, algumas novidades podem ser testadas contra a África do Sul. No programa Linha de Passe, na noite desta segunda-feira (10), PVC chegou a citar os nomes do atacante Fernandinho e do meia Philippe Coutinho -- ainda que apenas Coutinho esteja atuando fora do país e seja chamado nesta primeira parte da lista.

O problema que Felipão deve enfrentar está especialmente do meio para a frente. A convocação que acontece ao meio-dia desta terça-feira deve mesclar jogadores experientes e algumas novas apostas. Testes devem ser feitos no setor ofensivo para saber quem pode ser a carta na manga no caso de uma nova lesão de Fred ou para posições que já estavam definidas, como é o caso de Paulinho, volante da Copa das Confederações que se recupera de uma lesão no tornozelo.

A coletiva convocatória acontece nesta terça-feira, às 12h, na sede da CBF no Rio de Janeiro. Abaixo, o comentário do técnico da Seleção a respeito da coletiva desta terça.