COMPORTAMENTO
07/02/2014 12:04 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:26 -02

Cinco coisas que seu sorriso diz sobre você

Thinkstock

Anda feliz? Pode sorrir – porém, saiba que pode está revelando para outros mais sobre você do que imagina.

Estudos indicam que o significado de um sorriso muda dependendo do contexto social.

Alguns sorrisos trazem benefícios, mas outros revelam fraquezas escondidas, os humanos sorriem mais dependendo de com quem estão falando e estes sorrisos podem indicar seus futuros.

Sem mais demoras, aqui vão cinco coisas que seu sorriso diz para outros sobre você.

1.Seu casamento vai durar?

A felicidade do casamento pode estar ligada ao sorriso aberto. De acordo com um estudo publicado em 2009 no periódico Motivação e Emoção, a maneira em que pessoas sorriram em fotografias antigas prevê o sucesso posterior em seus casamentos.

Em um estudo, psicólogos avaliaram fotos dos anuários de universidades, observando a intensidade dos sorrisos (músculos esticados ao redor da boca e dos olhos). Eles descobriram que nenhuma das pessoas com o maior sorriso se divorciou mais tarde na vida. Em comparação 25% das pessoas mais sérias passaram pelo divorcio.

Um segundo estudo utilizando fotos de infância de pessoas acima dos 65 anos encontrou um elo parecido entre aqueles com os maiores sorrisos nas fotos de infância, 11% se divorciaram mais tarde, comparado com 31% dos que menos sorriam.

Um sorriso maior reflete uma atitude alegre e despreocupada sobre a vida, os pesquisadores relataram, Ou sorrisos maiores atraem um parceiro mais feliz, o que leva a uma relação mais alegre.

2. Você é fértil?

Um sorriso saudável pode refletir a sua saúde em geral. Múltiplos estudos indicam, para mulheres sorrisos podem até revelar fertilidade.

Mulheres com lesões nas gengivas demoram aproximadamente dois meses a mais para engravidar do que mulheres sem, de acordo com uma pesquisa publicada em 2009 no periódico Obstetrícia e Ginecologia.

Lesões na gengiva são ligadas ao risco elevado de doença cardíaca, diabetes tipo 2, doença respiratória e doença renal. A conexão aparenta estar relacionada com o aumento de inflamações que acompanha as doenças da gengiva, os pesquisadores descobriram.

3. Qual é a sua capacidade de renda?

O sorriso de um adolescente pode prever o quanto ele ou ela irá receber na fase adulta. De acordo com um estudo publicado em 2012 no periódico Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, adolescentes felizes receberam 10% mais em renda do que a media, enquanto adolescentes tristes receberam 30% menos do que a media naquela idade.

Os pesquisadores do estudo declararam que a felicidade é vinculada com menos preocupações e menos stress, menos preocupações quer dizer mais espaço mental para focar em tarefas relacionadas ao trabalho.

4. Você é poderoso?

Sorrisos não são só sobre felicidade, eles também são um sinal de status social. Um estudo de 1998 do periódico Boletim da Personalidade e da Psicologia Social descobriu que pessoas de alta liderança, assim como pessoas interagindo com outras pessoas do mesmo poder, sorriem quando se sentem felizes.

Em comparação, pessoas com menos poder social do que a pessoa com quem eles interagem sorriem indiferentemente das suas emoções.

Estes resultados sugerem que pessoas poderosas têm o privilegio de sorrir quando eles querem, enquanto aqueles com menos poder são obrigados a sorrir para elevar a si mesmos.

5. Você é bom lutador?

A conexão entre sorrisos e poder vale no campo físico também. Em um estudo, lutadores de artes marciais mistas que sorriam em fotografias tiradas um dia antes de uma luta eram mais prováveis que fossem os perdedores do que lutadores que apresentavam um olhar duro para a câmera.

Lutar é sobre dominância e sorrisos podem inadvertidamente assinalar que a pessoa é menos dominante ou agressiva, declararam os pesquisadores online, 28 de Janeiro de 2013, no periódico Emoção.

Até observadores não treinados captaram a mensagem nos sorrisos, o mesmo estudo deduziu. Pessoas viram um lutador como mais confiável e mais agradável, mas menos agressivo e menos fisicamente dominante se eles observaram ele sorrindo ao invés de posando com uma expressão neutra.

O principal? Sorrisos ajudam nas horas sociais na maioria das situações, e a felicidade é geralmente um presente. Mas se você está indo frente a frente em um concurso de dominância, coloque sua cara séria.