NOTÍCIAS
06/02/2014 14:00 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Dilma é filmada dando bronca ao telefone; qual seria motivo?

Reprodução/TV Globo

Após uma entrevista de autoridades do Ministério de Minas e Energia na noite de terça-feira, a presidente Dilma Rousseff foi flagrada aparentemente irritada falando ao telefone no Palácio da Alvorada, residência oficial da chefe do Executivo.

As imagens foram feitas pelo repórter cinematográfico Edson Cordeiro, da TV Globo, e veiculadas pelo Jornal Nacional nesta quarta-feira.

Dilma aparece ao telefone na janela do Palácio gesticulando muito e andando de um lado para o outro.

O áudio da conversa, claro, não foi registrado, logo não é possível saber qual era o motivo da irritação da presidente nem com quem ela falava.

A culpa é do apagão?

Na terça-feira, o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, concedeu entrevista para falar sobre o apagão elétrico que afetou moradores de 11 estados. Também participou da coletiva o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

Na ocasião, Zimmermann afirmou que “o Sistema Interligado Nacional Brasileiro está em equilíbrio estrutural e opera de acordo com o planejamento”.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, no entanto, Dilma já criou uma força-tarefa para conter uma eventual crise no setor, preocupada com o impacto negativo que poderia causar em um ano de eleições.

De acordo com o jornal, enquanto o Marcio Zimmermann falava com a imprensa, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão já estava reunido com Izabella Teixeira, de Meio Ambiente, para discutir o assunto.

Outras medidas para antecipar licitações de usinas e, assim, ampliar a geração de energia, já estariam sendo discutidas há uma semana.