NOTÍCIAS
03/02/2014 17:42 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Após sorteio, seleção cai em grupo difícil no mundial de basquete

Divulgação/CBB

A seleção brasileira masculina de basquete contou com um convite para disputar o Campeonato Mundial deste ano, na Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro, mas precisará mostrar muita capacidade se não quiser passar por outro vexame e cair na primeira fase. Nesta segunda-feira, foram sorteados os grupos da competição, em Barcelona, e o time de Rubén Magnano não terá vida nada fácil, caindo no Grupo A, ao lado de Espanha, Sérvia, França, Egito e Irã.

O Brasil deu o azar de cair no único grupo que conta com três seleções europeias, que historicamente estão entre as mais fortes do mundo. Mas não é só isso. A seleção terá pela frente os donos da casa, a Espanha, campeã mundial em 2006 e vice-campeã nas última edições dos Jogos Olímpicos, em Pequim, em 2008, e Londres, em 2012.

Os outros europeus do Grupo A também tem bastante qualidade. Um deles é a França, comandada pelo armador Tony Parker, que chega embalada pelo título europeu do ano passado. O outro é a Sérvia, que herdou a tradição da Iugoslávia no esporte e também é uma das melhores equipes do mundo. Irã e Egito, teoricamente mais fracos, completam a chave.

O Grupo A será disputado na cidade de Granada e para passar por ele o Brasil precisa ficar entre os quatro primeiros. Vale lembrar que a seleção precisou de convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba) porque fez campanha pífia na Copa América do ano passado, sendo derrotada por times de menor expressão, como Jamaica, Uruguai e Canadá. Na ocasião, não contou com os atletas que atuam na NBA.

Se passar pela primeira fase, o chaveamento das oitavas de final prevê que o time brasileiro enfrente algum adversário do Grupo B, no qual está a Argentina, histórico algoz da seleção, inclusive no Mundial de 2010, na Turquia. Além dos argentinos, a chave contra com Filipinas, Senegal, Porto Rico, Grécia e Croácia.

No Grupo C está o grande favorito e atual campeão Estados Unidos. O país, aliás, fará a reedição da decisão do Mundial de 2010, já que caiu na chave da Turquia, adversário que bateu naquela ocasião. Além dos dois países, estão na chave: República Dominicana, Finlândia, Nova Zelândia e Ucrânia. Por fim, o Grupo D está composto por Eslovênia, Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México e Austrália.

Confira os grupos do Campeonato Mundial Masculino de Basquete:

GRUPO A - Espanha, Sérvia, França, Brasil, Egito e Irã.

GRUPO B - Filipinas, Senegal, Porto Rico, Argentina, Grécia e Croácia.

GRUPO C - República Dominicana, Turquia, EUA, Finlândia, Nova Zelândia e Ucrânia.

GRUPO D - Eslovênia, Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México e Austrália.