NOTÍCIAS
01/02/2014 14:11 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Fevereiro começa com altas temperaturas no Sul e Sudeste

ALE SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O recorde de altas temperaturas sentido em várias partes do País em janeiro deve continuar neste mês. Esse é o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Fevereiro começou muito quente sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste sábado (1º), a máxima nas capitais deve chegar a 39º no Rio de Janeiro, 35º em São Paulo e 33º em Porto Alegre.

"Uma massa de ar seco que se encontra nas regiões Centro-Oeste e Sudeste eleva a temperatura e baixa a umidade relativa do ar", explica a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Inmet. "Não vai chover [em fevereiro] como choveu em dezembro", diz ao Brasil Post.

O tempo pode ficar muito parecido com janeiro, que teve baixo índice de precipitações em diversas áreas. O mês passado foi considerado um dos mais quentes das últimas décadas, com uma temperatura média acima da "média climatológica" desta época em cidades como São Paulo.

O mais recente boletim do Inmet acrescenta que "um forte bloqueio atmosférico está impedindo que frentes frias atuem no Brasil e, com a falta de chuva, as temperaturas ficam elevadas".

Sem aguentar o calor, muitos cariocas despertaram cedo neste sábado e foram direto para Ipanema.

calor rio

Em São Paulo, ciclistas e corredores tomaram as ruas da zona oeste, mesmo com o incômodo das altas temperaturas.

calor são paulo

calor são paulo

Os termômetros marcaram 30º em Porto Alegre no início da manhã deste sábado.

porto alegre

E, até o fim da tarde, as praias do Rio devem ficar lotadas, com todo mundo relaxando, aproveitando o sol (com muito protetor, claro) e o mar...

calor rio

calor rio

calor rio