NOTÍCIAS
30/01/2014 20:11 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Campus Party: John Lunn do PayPal decreta o fim das filas no supermercado

hawaii/Flickr
The PayPal Here card reader. It's a triangle, not a square.

O diretor global de desenvolvimento da PayPal, John Lunn, decretou a morte do dinheiro, de carrinhos de compra, e das filas no mercado durante sua palestra na Campus Party, nesta quinta-feira (30). Lunn é um entusiasta de tecnologia, e não falou apenas do futuro das compras, mas também de tecnologia vestível, aparelhos domésticos inteligentes e impressão 3D.

Mas os insights mais interessantes de sua palestra giraram em torno das fronteiras do consumo.

Lunn falou primeiro de e-commerce. Ele mostrou um exemplo do que classificou como um "site ruim de comércio eletrônico". A página tinha um layout carregado de ofertas, difíceis de ler, espremidas entre si. Segundo o diretor do PayPal, esse tipo de design está morto, principalmente por conta do tempo limitadíssimo de atenção dos consumidores.

"As pessoas gastam em média 16 segundos num website", diz Lunn. "Elas não se aprofundam mais na informação." Isso exige um novo tipo de disposição de itens, baseada principalmente nos dados obtidos do usuário -- é a chamada exibição contextual. Lunn deu como exemplo a nova home do eBay, que conta com os dados de navegação e histórico de cada usuário para mostrar uma quantidade de ofertas mais limitada, porém precisa.

Isso leva os administradores de e-commerce a outro problema, que é encontrar fontes confiáveis de dados do consumidor. Ele aposta o sistema financeiro e dados bancários como fornecedores desse tipo de dados.

Do lado do consumo físico, o diretor da PayPal atacou principalmente o sistema de pagamento em caixas e de entrega. Ele lembrou como é incômodo para um consumidor esperar na fila para pagar pelas mercadorias que comprou, e depois ainda ter que levá-las com inúmeras sacolas até sua casa.

Ele mostrou produtos que oferecem soluções para esses problems, como o PayPal Checkin, que permite ao consumidor se registrar numa loja e realizar o pagamento por uma aplicação no celular, e o eBay Now, que garante entregas em até uma hora no local escolhido pelo comprador, mesmo que ele esteja fora de sua casa. Lunn salientou a importância do smartphone nesses processos, e o definiu como nosso "segundo cérebro".

A Campus Party continua nesta quinta-feira e segue até domingo no Anhembi Parque, com palestras sobre tecnologia e empreendedorismo. Para quem planeja passar pelo evento, a recomendação é usar roupas leves e trazer uma garrafa de água, pois o calor castiga os participantes.