NOTÍCIAS
30/01/2014 15:08 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

ASSISTA: Facebook anuncia app para leitura de notícias

Divulgação

Após quase um ano de especulação da imprensa internacional, o Facebook anunciou nesta quinta-feira (30) o Paper, que é um serviço de leitura de notícias. Inicialmente disponível apenas para iPhone, o aplicativo será lançado em 3 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira, mas será exclusivo para os Estados Unidos.

Diferentemente do formato atual do feed de notícias, a navegação é na horizontal, com em um jornal, e o uso da interface é quase que exclusivamente baseado em gestos. Segundo o The Verge, que teve acesso em primeira mão à novidade, o app lembra bastante o Flipboard.

O aplicativo, ao menos por enquanto, não exibirá publicidade. Haverá divisão em 19 editorias, como esportes, tecnologia e cultura, para facilitar o acesso aos conteúdos.

O anúncio do novo serviço acontece apenas um dia depois do CEO Mark Zuckerberg declarar que pretende lançar mais aplicativos em 2014.

As seções terão destaques rotativos com fotos no topo e uma lista de notícias abaixo. No futuro, haverá um recurso de geolocalização para que os internautas leiam as notícias das suas cidades sem precisarem assinar um feed para isso.

A partir do Paper, também será possível compartilhar conteúdos com os seus amigos do Facebook.

Ainda não há previsão de lançamento do aplicativo no Brasil, nem de uma versão para smartphones com sistema Android.

Outra rede social que possui um serviço de leitura de notícias é o LinkedIn, que tem o aplicativo chamado Pulse. Vale lembrar que em meados de 2013, o Google decidiu descontinuar o Reader, que era similar ao Pulse. Com isso, outras empresas ganharam destaque, como o Feedly, que recebeu milhares de usuários e o Digg, que lançou o Digg Reader.