COMPORTAMENTO
30/01/2014 11:20 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Artista ilustra princesas que desafiam o padrão Disney de beleza

“Algum de vocês já viu uma protagonista com deficiência em um filme da Disney?” A pergunta foi feita pelo artista italiano aleXsandro Palombo, em seu blog, com o intuito de desafiar o retrato da mulher ideal imposto pela empresa, mas já muito questionado.

princesas disney especiais

Como resposta, ele criou uma série de ilustrações em que a Branca de Neve é cadeirante, a Pocahontas anda com a ajuda de muletas, a Cinderela usa prótese e a Jasmine não tem os dois braços. “Eu acho que eles deveriam considerar que existem muitas pessoas com deficiência no mundo, isso é um fato”, disse ao Huffington Post.

A inspiração para desenhar os retratos veio da sua própria condição. Há dois anos, aleXsandro descobriu um câncer raro que acabou paralisando parte do seu corpo. “Hoje, eu sou deficiente físico, e todos os dias eu preciso lidar com diversas formas de discriminação e humilhação. Então, com essa série, decidi dar mais visibilidade a esse problema. Eu acho que as pessoas com deficiência não atendem ao estereótipo de beleza definido pela Disney. E a minha mensagem é que elas também têm direitos e fazem parte do mundo”, contou.

cinderela cadeira de rodas

branca de neve cadeira de rodas

pocahontas muletas

jasmine sem bracos