NOTÍCIAS
22/01/2014 14:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Edward Snowden: Estudantes indicam ex-agente da CIA a reitor da Universidade de Glasgow

Barton Gellman via Getty Images
MOSCOW, RUSSIA - DECEMBER 2013: (EXCLUSIVE ACCESS; PREMIUM RATES (3X) APPLY) Former intelligence contractor Edward Snowden poses for a photo during an interview in an undisclosed location in December 2013 in Moscow, Russia. Snowden who exposed extensive details of global electronic surveillance by the National Security Agency has been in Moscow since June 2012 after getting temporary asylum in order to evade prosecution by authorities in the U.S. (Photo by Barton Gellman/Getty Images)

Londres - Um grupo de estudantes da Universidade de Glasgow, na Escócia, propôs ao ex-analista da CIA Edward Snowden como seu representante estudantil, candidatura que ele aceitou. A informação foi publicada pela rede BBC e pelo jornal The Guardian.

Snowden está asilado temporariamente em um lugar desconhecido da Rússia, mesmo depois de os EUA reivindicarem sua deportação pelas acusações de espionagem e roubo, por revelar documentos confidenciais sobre programas de ciberespionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA).

O reitor dos estudantes preside as reuniões da Escola e leva as preocupações dos alunos à direção da escola. Não está claro de que forma ele poderia exercer a função sem estar presente fisicamente na universidade, já que dificilmente poderia entrar no Reino Unido sem ser preso.

Em comunicado emitido nesta terça-feira (21), um grupo de estudantes da universidade escocesa afirmou que Snowden aceitou apresentar sua candidatura ao posto de "reitor dos estudantes", eleição que acontecerá em fevereiro.

Os alunos explicaram que é "uma oportunidade de mostrar gratidão a um informador valente e a todos os que assumem riscos para revelar a criminalidade e a corrupção de grupos poderosos nos serviços de inteligência e outras armas do governo, dos meios de comunicação, da polícia, do parlamento e do exército".

O nome de Snowden foi anunciado hoje na lista oficial de quatro candidatos a "reitor dos estudantes", um posto de representação de alunos que já foi desempenhado por personagens políticos.

Os estudantes elegeram para ocupá-lo a sul-africana Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela, e o israelense Mordechai Vanunu.

O estudante universitário Chris Cassells explicou à imprensa britânica que entraram em contato com Snowden "por meio de seus advogados" e que o americano "concordou em participar e apoiar" o que estão fazendo.

"Votar em Edward Snowden envia uma mensagem aos governos de que as práticas intrusivas de segurança não são aceitáveis e não são algo com que os estudantes da universidade concordem", explicou Cassells.

A votação para escolher o novo representante acontecerá entre os dias 17 e 18 de fevereiro e entre os candidatos está também o ex-ciclista britânico Graeme Obree.