NOTÍCIAS
21/01/2014 08:02 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Mensaleiros inadimplentes vão fazer campanha na internet para arrecadar dinheiro

Reprodução

O prazo do pagamento das multas dos cinco condenados no processo do mensalão expirou na segunda-feira (20) e somente um deles informou ter pago o dinheiro à Justiça. Valdemar Costa Neto (PR-SP), Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach estão inadimplentes. Agora, inspirados pelo "sucesso" do ex-deputado José Genoino (PT-SP), que conseguiu pagar com doações a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal de 667,5 mil reais no julgamento do mensalão, os petistas João Paulo Cunha, Delúbio Soares e José Dirceu também vão abrir sites na internet para pagar as contas.

"Vai ser um sucesso como a do Genoino", disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho. "Esses sites foram organizados pela família de cada um dos condenados e o PT apoia. A verba do fundo partidário não pode, por lei, ser usada para isso. Então, o PT vai acionar da militância para que, de forma solidária, participe dessa campanha", explicou. De acordo com a Folha de S. Paulo, a campanha deve começar até a próxima semana.

Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão, deve 676 mil à Justiça, Delúbio deve 466,8 mil e Cunha, que ainda não foi preso, tem uma dívida de 370 mil cujo valor ainda deve ser alterado. No caso de inadimplência, o débito vai para a dívida ativa e, a partir daí, será aberto um processo de execução fiscal para cobrar a dívida. Os recursos irão para o Fundo Penitenciário Nacional, usado para melhorias nas condições dos presídios.